terça-feira, 26 de março de 2013

Estágio de Macroscopia - parte 4

Quarto dia do estágio no Lab Pac. Continuando com a Macrocospia... dia de vesículas biliares e de apendice.


CASO 1








 

Vesicula biliar sacular medindo 9,5 cm de comprimento no corpo. O órgão já aberto e esvaziado do seu conteúdo está revestido parcialmente por serosa peritoneal lisa de cor parda. A cavidade contém fragmentos de cálculos do tipo misto. A mucosa é esverdeada e grosseiramente trabeculada erosada. A parade fibromuscular mede 0,3cm de espessura máxima, com textura habitual. Apenso AP colo observa-se linfonodo medindo 0,7 x 0,5 cm. Selecionadas 5 secções.



CASO 2
















Apêndice cecal medindo 6,3cm de comprimento e 0,6cm de diâmetro máximo na porção distal. O mesoapêndice apenso é escasso e exibe aspecto edematoso. A serosa é lisa, opaca, de coloração acinzentada, coberta parcialmente por induto fibrinoso. Aos cortes vê-se luz com 0,8 cm de diâmetro máximo ao nível da porção média contendo material fecal. A parede fibro-muscular mede 0,3 cm de espessura uniforme máxima na porção proximal, notando-se textura habitual. Seleção de 3 secções.




CASO 3











 



Vesicula biliar sacular medindo 7,4 cm de comprimento 2,8cm de diâmetro no corpo. O órgão já aberto e esvaziado do seu conteúdo está revestido parcialmente por serosa peritoneal lisa de cor parda. A mucosa é esverdeada e finamente trabeculada. A parade fibromuscular mede 0,2cm de espessura máxima, com textura habitual. Apenso AP colo observa-se linfonodo medindo 1,0 x 0,6 cm. Selecionadas 5 secções.




CASO 4










Vesicula biliar sacular medindo 7,0 cm de comprimento e 4,3cm de diâmetro, no corpo. O órgão já aberto e esvaziado do seu conteúdo está revestido parcialmente por serosa peritoneal lisa de cor parda. A cavidade contém fragmentos de cálculos do tipo colesterol. A mucosa é esverdeada e grosseiramente trabeculada erosada. A parade fibromuscular mede 0,3cm de espessura máxima, com textura habitual. Selecionadas 3 secções.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Carregando...